sexta-feira, 19 de abril de 2013

Profissionalismo ZERO...


Bá, ia escrever este post ontem, mas devido a falta de tempo acabei relegando a segundo plano.
Foi melhor, pois hoje o post terá um incremento.
Vou tentar ser um pouco resumido, pois acredito que os leitores tem o meu perfil, se o texto é muito extenso fico meio assim de ler até o fim...
Mas já adianto que é algo que deve ser lido e levado a sério (como todos os outros post escritos por mim)...
Tudo começou com a ideia de um cliente em economizar alguns reais e contratar outro terceirizado na parte de TI.
A empresa (não iremos citar nomes) indicada, no final de semana revolucionou a empresa e trocou o Firewall/Proxy/Servidor de E-mails.
Por mim tudo bem, mas na segunda-feira o Servidor do Portal Avant ENF (um pouco de merchand sempre cai bem) não estava funcionando, ou seja, não estava autorizando as notas fiscais...
Estas merdas (desculpe o termo) sempre acontecem, graças ao amigo Murphy, em momentos que me encontro em cliente com agendamento marcado e sem poder dar a atenção devida no celular.
Tentei passar alguns detalhes, na época para o técnico que me ligou, e, solicitei contato com  a empresa (ema ema ema, cada um com seu problema).
Não fomos avisados da mudança e por isto estávamos surpresos pelos acontecimentos.
Esta foi a numero 1.
Depois veio a informação que as notas fiscais estavam sendo faturadas, mas os e-mails do XML/PDF não estavam sendo enviados.
Novo questionamento a respeito das mudanças e dado pleno apoio para ajuste da nova senha definida para a conta de e-mail usada para envio dos XML/PDF das notas.
Numero 2 (lembram aquela piada do homem, da mulher e da mula...).
A de numero 3 veio, como se diz na empresa, a 'Toque de Caixa', com um problema de uma estação de trabalho que não conseguia acessar mais o sistema de Gestão. Fui categórico com o cliente que estava a disposição, mas não teria como prestar auxílio sem fazer uma visita in loco para analise das mudanças de infraestrutura e pelo fato de ter ficado sem acesso remoto. E vai e coça. Me liga uma menina da empresa e informa que está conectada na estação e pede se posso conectar para dar um apoio. Novamente informo que não irei prestar suporte remoto em virtude de não estar a par da tragédia criada por eles.
Logo mais me liga o cliente e solicita se pode passar o técnico para verificar uns detalhes. Os infelizes mandaram um técnico lá para resolver o problema e a capacidade cognitiva dele chegou ao limite e ele me ligou...
Ele me informou que não estava a par do Servidor de Gestão que se encontrava na rede interna...
Após alguns minutos de conversa, fui curto e grosso e disse :
- Como vocês chegam em um cliente novo e vão implementar mudanças (destruições massivas, na verdade) sem analise prévia da infraestrutura...
Fui cortado pelo demente infeliz que me disse que isto não vinha ao caso...
Meia hora depois, consegui ajudar o infeliz 'homo sapiens' a dar um estalo na coluna e andar ereto por alguns metros...
Ontem fui informado de problemas relacionados ao backup (cópia de segurança) das informações.
Se fosse na piada neste momento a mula já estaria morta e a contagem começaria com a esposa...
Agendei com o cliente e passei o dia de hoje analisando e implementando melhorias neste item.
Não foi minha surpresa ao verificar que algumas rotinas de backup estavam utilizando o antigo Servidor (o servidor que foi substituído) como repositório dos backups...
Uma voz veio se assomando em minha mente :
- Fia da Pu...
Não consigo entender como empresas associadas a profissionais deste nível conseguem se manter no mercado, prestando um serviço no mesmo nível de um reles desentupidor de fossa (sem desmerecer a famosa e sempre presente Roto-Rooter)...
Próxima semana tem mais...

Nenhum comentário: