sexta-feira, 21 de agosto de 2015

30 anos...


Sim.
Hoje completo um ciclo de 30 anos atuando na área de TI.
No início era 'um pouco' diferente.
Nos trabalhávamos no CPD (Centro de Processamento de Dados).
Os computadores eram enormes máquinas cheias de terminais (com a tela verde ou âmbar) ligados por cabos seriais.
Comecei atuando como Digitador e Operador. Trabalhando das 12:30 as 17:00, retornando as 18:00 e saindo as 22:30.
Fazendo fechamento de relatórios em impressoras de impacto e, como eu dizia, trabalhando de ouvido (sim, pois quando o
processo de fechamento estava por terminar o velho Cobra 305 estalava as gavetas com os discos de 8 polegadas como um louco).
Comecei a programar em Basic e depois comprei um livro de Cobol e aprendi sozinho a linguagem.
Passei a ser um Programador (Garoto de Programa) e depois Programanalista.
Mais tarde, comecei a atuar como Analista de Suporte e, nesta área acredito que já tenha visto muitos problemas e já corri atrás de muitas soluções.
Depois de passar por algumas empresas, algumas das quais atendendo muitas outras, hoje atuo na área de Consultoria, Assessoria e, ainda como Analista/Psicólogo/Serial Killer dos problemas mais diversos.
Tenho o privilégio de atuar em uma área que eu gosto e, quando tenho que estender meu horário para atender a necessidade de algum cliente, o faço sem reclamar.

Parabéns !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

COBRA 305. Trabalhei com um museu destes no Grupo Gerdau onde eu era "operador de Computador". Seria o equivalente hoje ao "Operador de Smartphone".

Eram 4 gavetas com os disquetões, não tinha HD. Quando um disco falhava eu tinha que refazer o dia todo novamente.

Após muitos meses de reclamação, alguma filial maior do grupo ganhou um PC novo, e me mandaram um velho Cobra 210, que era um troço antigo ainda, mas já tinha HD, não precisava trabalhar com os dados todos em disquetes. Fazia o fechamento diário em 1 hora, em vez das 2 horas do antigo Cobra 305.

Meses depois colocaram um PC, e o fechamento passou a ser feito em apenas 30 minutos. Grande economia de tempo e recursos. E tem empresa que ainda tem dificuldade de entender investimentos em TI.